SPDA E ATERRAMENTO

O SISTEMA DE PROTEÇÃO CONTRA DESCARGAS ATMOSFÉRICAS (SPDA) é um sistema composto por vários arranjos. Os captores estão localizados no ponto mais alto da edificação dos edifícios e tem função voltada para “captura” das descargas atmosféricas. Uma vez que uma descarga atingir um captor do SPDA ela será conduzida pelo sistema de descidas conectado aos captores. Esta parte do sistema é composta por cabos de cobre ou fitas de alumínio que suportam grandes tensões e correntes elétricas, fixados por componentes igualmente condutores, visando proporcionar uma descida eficiente, sem interrupções.

O aterramento é a última e essencial etapa, e é responsável por garantir que toda descarga seja dissipada no solo.

Segundo a ABNT, ATERRAMENTO elétrico significa colocar instalações e equipamentos no mesmo potencial, de modo que a diferença de potencial entre a terra e o equipamento seja o menor possível. O terra é o conector com diferença de potencial igual a zero, a diferença entre ele e o neutro é que ele não altera o seu valor por meio de ”sujeiras”, pelo contrário, por meio do terra estas sujeiras são eliminadas, o que não permite que fugas de energia fiquem na superfície de aparelhos elétricos.

Executar o aterramento é obedecer às normas de segurança ditas pela ABNT, além de garantir o funcionamento adequado da instalação e a segurança quanto a fenômenos que possam comprometer o funcionamento adequado dos equipamentos. Podemos pontuar alguns dos principais objetivos:

Proteção da integridade física das pessoas; Facilitar o funcionamento de dispositivos de segurança; Descarregar cargas eletrostáticas da carcaça de equipamentos;